sábado, 22 de março de 2025

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, é uma data estabelecida pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92.
Desde então, é celebrado todos os anos, com um tema específico para orientar as ações e debates relacionados ao uso e à preservação da água, e com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância deste recurso natural e promover a sua gestão sustentável.
Neste ano de 2025 o tema é a Preservação dos glaciares.
Os glaciares estão a derreter mais depressa do que nunca e à medida que o planeta aquece, a área gelada está a encolher, tornando o ciclo da água mais imprevisível.
Para milhares de milhões de pessoas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar. Inúmeras comunidades e ecossistemas estão em risco de devastação.
À medida que trabalhamos em conjunto para mitigar e adaptarmo-nos às alterações climáticas, a preservação dos glaciares é uma prioridade máxima. Temos de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo dos glaciares e, além disso, temos de gerir a água de fusão de forma mais sustentável.
Salvar os nossos glaciares é uma estratégia de sobrevivência para as pessoas e para o planeta!

sexta-feira, 21 de março de 2025

21/21 de Março: Dia Internacional das Florestas / Dia Mundial da Água

Em Fevereiro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 22 de Março como sendo o Dia Mundial da Água, seguindo as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas na Agenda 21. Pretende-se promover práticas responsáveis de gestão da água e alertar sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo.
Em Novembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de Março como sendo o Dia Internacional das Florestas. Pretende-se chamar a atenção para a importância dos vários tipos de florestas e árvores fora das florestas, em benefício das gerações actuais e futuras.
Várias associações de defesa do ambiente têm celebrado em conjunto estes dias, realçando os laços que os unem. É o caso de a Associação Amigos da Região de Orgens (AARO) e Junta de Freguesia de Tabuado, concelho do Marco de Canaveses, donde retirámos este cartaz. Assim acontece também connosco, Real 21, quando encaramos o Rio Real como toda a área da bacia hidrográfica que lhe corresponde.