domingo, 23 de novembro de 2025

Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro


A Real 21 assinala o dia da Floresta Autóctone com a divulgação de um painel coletivo realizado pelos alunos do 12.º ano do Curso de Artes da Escola Básica e Secundárias Fernão do Pó - Bombarral. Inspirados pelo tema "preservação da floresta", os alunos, orientados pela Prof. Paula Rito, decidiram dedicar esta produção coletiva à Floresta Autóctone.

Em Portugal, o Dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro e visa alertar para importância da preservação e da recuperação das espécies nativas. Uma data que coincide intencionalmente com a época do ano mais favorável à plantação de árvores no nosso território, devido às temperaturas mais baixas, à maior disponibilidade de água no solo e, também, abundante produção de sementes por muitas espécies.

As florestas autóctones são compostas por espécies que existem naturalmente no território há milhares de anos, como o sobreiro, a azinheira, o carvalho ou o medronheiro. Estas e outras espécies autóctones podem ser observadas na Mata Municipal do Bombarral que, aliás, é constituída, essencialmente, por espécies autóctones.

Estas florestas são fundamentais para a biodiversidade, a proteção do solo, a regulação do ciclo da água e a captura de carbono, desempenhando um papel essencial na mitigação das alterações climáticas.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Percurso pelas ciências, história e cultura do Bombarral

A Real 21 associou-se às Jornadas Europeias do Património numa colaboração com o Geoparque Oeste.
Acompanhámos este percurso que convidou à descoberta do território através de uma visita ao Centro de Interpretação do Geoparque do Oeste, seguido de um passeio pela Rota dos Gigantes (a parte que nos coube), na Mata Municipal, terminando no Museu do Bombarral. Uma experiência que aliou natureza, ciência e cultura, celebrando o património local em toda a sua diversidade.

No dia 20 de setembro, cerca 20 pessoas aceitaram o desafio e marcaram presença. Pela parte que nos toca foi um imenso prazer.

sábado, 22 de março de 2025

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, é uma data estabelecida pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92.
Desde então, é celebrado todos os anos, com um tema específico para orientar as ações e debates relacionados ao uso e à preservação da água, e com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância deste recurso natural e promover a sua gestão sustentável.
Neste ano de 2025 o tema é a Preservação dos glaciares.
Os glaciares estão a derreter mais depressa do que nunca e à medida que o planeta aquece, a área gelada está a encolher, tornando o ciclo da água mais imprevisível.
Para milhares de milhões de pessoas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar. Inúmeras comunidades e ecossistemas estão em risco de devastação.
À medida que trabalhamos em conjunto para mitigar e adaptarmo-nos às alterações climáticas, a preservação dos glaciares é uma prioridade máxima. Temos de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo dos glaciares e, além disso, temos de gerir a água de fusão de forma mais sustentável.
Salvar os nossos glaciares é uma estratégia de sobrevivência para as pessoas e para o planeta!

sexta-feira, 21 de março de 2025

21/21 de Março: Dia Internacional das Florestas / Dia Mundial da Água

Em Fevereiro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 22 de Março como sendo o Dia Mundial da Água, seguindo as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas na Agenda 21. Pretende-se promover práticas responsáveis de gestão da água e alertar sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo.
Em Novembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de Março como sendo o Dia Internacional das Florestas. Pretende-se chamar a atenção para a importância dos vários tipos de florestas e árvores fora das florestas, em benefício das gerações actuais e futuras.
Várias associações de defesa do ambiente têm celebrado em conjunto estes dias, realçando os laços que os unem. É o caso de a Associação Amigos da Região de Orgens (AARO) e Junta de Freguesia de Tabuado, concelho do Marco de Canaveses, donde retirámos este cartaz. Assim acontece também connosco, Real 21, quando encaramos o Rio Real como toda a área da bacia hidrográfica que lhe corresponde.