domingo, 23 de novembro de 2025

Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro


A Real 21 assinala o dia da Floresta Autóctone com a divulgação de um painel coletivo realizado pelos alunos do 12.º ano do Curso de Artes da Escola Básica e Secundárias Fernão do Pó - Bombarral. Inspirados pelo tema "preservação da floresta", os alunos, orientados pela Prof. Paula Rito, decidiram dedicar esta produção coletiva à Floresta Autóctone.

Em Portugal, o Dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro e visa alertar para importância da preservação e da recuperação das espécies nativas. Uma data que coincide intencionalmente com a época do ano mais favorável à plantação de árvores no nosso território, devido às temperaturas mais baixas, à maior disponibilidade de água no solo e, também, abundante produção de sementes por muitas espécies.

As florestas autóctones são compostas por espécies que existem naturalmente no território há milhares de anos, como o sobreiro, a azinheira, o carvalho ou o medronheiro. Estas e outras espécies autóctones podem ser observadas na Mata Municipal do Bombarral que, aliás, é constituída, essencialmente, por espécies autóctones.

Estas florestas são fundamentais para a biodiversidade, a proteção do solo, a regulação do ciclo da água e a captura de carbono, desempenhando um papel essencial na mitigação das alterações climáticas.